Continuando nossa viagem pelo tempo e espaço, voltamos para o ano de 1852 na região onde hoje é a cidade de Juiz de Fora.

Ao invés da grande cidade, vemos a pacata vila de Santo Antônio do Paraibuna, ainda pertencente a Barbacena.

A população local não passa de 6.000 habitantes, sendo que mais da metade são negros escravos trabalhando em imensas fazendas de café .

Ao nosso redor, há vastos trechos da mata atlântica, ainda povoada de tucanos e outros pássaros exóticos.

Em todo o Brasil, as ligações entre as cidades são meras trilhas e caminhos percorridos a pé ou cavalo. Há apenas duas ou três pequenas estradas por onde possa trafegar uma diligência .

As fazendas de café de Santo Antônio do Paraibuna têm um problema: escoar sua produção pelo Caminho Novo, numa viagem lenta e difícil, até o Rio de Janeiro. Além de estreitas, íngrimes e perigosas, as trilhas ficam intransitáveis nos períodos de chuva.

E é neste contexto, que Mariano Procópio Ferreira Laje, recém chegado de uma viagem de estudos à Europa, resolve construir a Estrada União e Indústria.

Mariano Procópio Ferreira Laje

Além de ter criado a Estrada União e Indústria, Mariano Procópio Ferreira Laje foi também comerciante e produtor agrícola, empresário, político, autor de livros técnicos e investidor em imóveis e ações.

A Construção da Estrada União e Indústria

Mariano Procópio decidiu construir uma estrada com a melhor tecnologia da época e usou sua influência política para obter apoio do governo imperial

As Estações de Muda

Entre Petrópolis e Juiz de Fora havia 12 estações de muda, onde havia parada para troca das mulas enquanto os passageiros desciam para lanchar, almoçar e ir ao banheiro.

A Inauguração da Estrada União e Indústria

A Inauguração da Estrada União e Indústria foi um evento noticiado em todos os jornais da época.

Uma Viagem na União e Indústria

Há vários livros relatando viagens na Estrada União e Indústria o que permite reconstruir, inclusive com fotos, como era esta aventura.

A Decadência da Estrada União e Indústria

Apenas um anos após sua inauguração, os trilhos da estrada de ferro chegaram a Três Rios, iniciando a decadência da Estrada União e Indústria.