Espeschit

Bernardo José Ferreira RABELO

Nome
Bernardo José Ferreira RABELO
Nomes
Bernardo José Ferreira
Sobrenome
RABELO
Nascimento
Batismo de uma filha
nº1
Tereza Corrêa Ferreira RABELO
1831

Casamento de um filhoFrancisco Joaquim CORR�ATereza Corrêa Ferreira RABELOView this family
1842

Falecimento de uma esposaTereza Joaquina de Jesus
1886

Falecimento de uma filhaTereza Corrêa Ferreira RABELO
10 Novembro 1898
Nota

O português Bernardo José Ferreira Rabelo veio para o Brasil não se sabe bem por quê. A tradição e os fatos parecem confirmar que não veio só. � de se crer que outros irmãos o acompanhassem, o que explicaria aligação dos Rabelos de Minas com outros do Rio e talvez ainda de outros lugares.

O fato do seu rápido enriquecimento é tão romanesco que poderia ser posto em dúvida, não confirmasse sólida tradição.

Antes, trabalhava como solicitador de causas.

Lendo uma crônica portuguesa sobre certo tesouro que se dizia enterrado próximo à serra do Condado, na comarca do Serro Frio, resolveu fazer viagem para intentar a procura. Acompanharam-no três outros portugueses na aventura: Antônio, Francisco e Domingos José Bongado. Dizem que gastaram o que possuíam nas pesquisas, ficando reduzidos a um burrinho sobre o qual conduziam suas ferramentas e víveres. Certa tarde, voltavam tristes dos trabalhos, conduzindo a alimária, já completamente desprovidos de recursos. Quando passavam próximo a uma grande pedra, Bernardo disse para o sócio, mais ou menos o seguinte:

-- Companheiro, vamos virar esta pedra? -- Pra quê? Não perdemos já o que tínhamos na procura deste tal tesouro? -- Ainda assim, companheiro, vamos virar a pedra.

O outro, já naturalmente desanimado, concordou entretanto com o esforço. Reviraram a pedra e ficaram assombrados: folhetas de ouro aos montões brilhavam diante dos seus olhos atônitos. Segundo a tradição, utilizaram as botas e as ceroulas para conduzir o precioso metal que levaram para oSerro, dividindo-o entre si.

Dotados que eram de jeito para negócios, parece, não deitaram a perder a fortuna fácil, porém fizeram-na aumentar em negócios sensatos.

Bernardo José adquiriu grande fazenda, com escravaria, utilizando bem aquela grande dádiva da fortuna. Estava rico e daí otítulo de Comendador que conseguiu, possivelmente, com consideráveis obras de beneficência.

(Segundo Paulo Krüger Mourão, no livro Estudo Genealógico e Biográfico das Famílias Corrêa, Rabelo e Corrêa Rabelo.)