Espeschit

Bernardo José Ferreira RABELO

Name
Bernardo José Ferreira RABELO
Given names
Bernardo José Ferreira
Surname
RABELO
Birth
Birth of a daughter
#1
Tereza Corrêa Ferreira RABELO
1831

Marriage of a childFrancisco Joaquim CORR�ATereza Corrêa Ferreira RABELOView this family
1842

Death of a wifeTereza Joaquina de Jesus
1886

Death of a daughterTereza Corrêa Ferreira RABELO
November 10, 1898
Note

O português Bernardo José Ferreira Rabelo veio para o Brasil não se sabe bem por quê. A tradição e os fatos parecem confirmar que não veio só. � de se crer que outros irmãos o acompanhassem, o que explicaria aligação dos Rabelos de Minas com outros do Rio e talvez ainda de outros lugares.

O fato do seu rápido enriquecimento é tão romanesco que poderia ser posto em dúvida, não confirmasse sólida tradição.

Antes, trabalhava como solicitador de causas.

Lendo uma crônica portuguesa sobre certo tesouro que se dizia enterrado próximo à serra do Condado, na comarca do Serro Frio, resolveu fazer viagem para intentar a procura. Acompanharam-no três outros portugueses na aventura: Antônio, Francisco e Domingos José Bongado. Dizem que gastaram o que possuíam nas pesquisas, ficando reduzidos a um burrinho sobre o qual conduziam suas ferramentas e víveres. Certa tarde, voltavam tristes dos trabalhos, conduzindo a alimária, já completamente desprovidos de recursos. Quando passavam próximo a uma grande pedra, Bernardo disse para o sócio, mais ou menos o seguinte:

-- Companheiro, vamos virar esta pedra? -- Pra quê? Não perdemos já o que tínhamos na procura deste tal tesouro? -- Ainda assim, companheiro, vamos virar a pedra.

O outro, já naturalmente desanimado, concordou entretanto com o esforço. Reviraram a pedra e ficaram assombrados: folhetas de ouro aos montões brilhavam diante dos seus olhos atônitos. Segundo a tradição, utilizaram as botas e as ceroulas para conduzir o precioso metal que levaram para oSerro, dividindo-o entre si.

Dotados que eram de jeito para negócios, parece, não deitaram a perder a fortuna fácil, porém fizeram-na aumentar em negócios sensatos.

Bernardo José adquiriu grande fazenda, com escravaria, utilizando bem aquela grande dádiva da fortuna. Estava rico e daí otítulo de Comendador que conseguiu, possivelmente, com consideráveis obras de beneficência.

(Segundo Paulo Krüger Mourão, no livro Estudo Genealógico e Biográfico das Famílias Corrêa, Rabelo e Corrêa Rabelo.)